terça-feira, 10 de maio de 2011

Como exercemos a cidadania?


Cidadania é a expressão concreta do exercer da democracia. Exercer a cidadania é ter direitos civis, políticos e sociais. Expressar a igualdade dos indivíduos perante a lei, pertencendo a uma sociedade organizada. O cidadão pode exercer um conjunto de direitos e liberdades políticas, socioeconómicas do seu país, estando sujeito a deveres que lhe são impostos. Um indivíduo consciente e responsável zela para que os seus direitos não sejam violados. Só existe uma verdadeira cidadania se o comportamento de cada indivíduo se basear fundamentalmente nos seus próprios valores.
Uma Educação para a Cidadania é em grande parte uma Educação para os Valores, esses mesmos valores são muito importantes na identidade de cada um, podemos afirmar que a “Educação para os Valores” é entendida como um processo, causador do desenvolvimento.

Conceito Cidadão





Cidadão é um indivíduo que tem consciência dos seus direitos e deveres e participa activamente nas questões da sociedade. Ser cidadão significa ter direitos, mas também cumprir os seus deveres: “Cidadão é, aquele que tem capacidade para participar activamente na sociedade”. As mudanças na economia e na sociedade beneficiaram mais algumas categorias sociais do que outras, só determinadas parcelas da sociedade alcançarão, na prática, os direitos de cidadania, como o de receber os serviços públicos de água canalizada e tratada, rede de esgoto, luz eléctrica, etc. Outro indicador de grau de cidadania de uma nação é o tratamento que se dá aos idosos. Crianças e idosos são os dois extremos frágeis de uma sociedade.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Conceito de Cidadania



O conceito de cidadania está ligado à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direcção dos negócios públicos do Estado, participando de modo directo ou indirecto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (directo), seja ao concorrer a cargo público (indirecto). No entanto, dentro de uma democracia, a definição de Direito, pressupõe em contrapartida a realização de deveres, uma vez que numa comunidade os direitos de cada indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos seus deveres perante a sociedade.